O clínico geral, também conhecido como médico de família, fornece diagnósticos e cuidados para pacientes e geralmente os encaminha à especialistas quando precisam de um tratamento mais específico. Ao contrário de outros médicos especialistas, que se concentram em um tipo específico de doença ou em uma parte específica do corpo, os clínicos gerais atendem de forma abrangente a todos, independentemente da idade, gênero ou fase de vida. Eles tratam uma grande variedade de condições de saúde diferentes.
Confira mais informações sobre o Clínico Geral no artigo de hoje.
Quatro funções desempenhadas pelo Clínico Geral
1) O Clínico Geral supervisiona seus cuidados preventivos
Educar os pacientes quanto a prevenção de doenças e manutenção da saúde é uma das principais funções desempenhadas por um clínico geral. Eles cuidam de todo corpo, incluindo suas necessidades mentais e emocionais. Confira a seguir.
- O Clínico Geral pode te ajudar com técnicas de alívio do estresse e controle da raiva
- O médico pode te orientar quanto a testes de fertilidade e aconselhamento
- O clínico pode sugerir as melhores formas de exercício físico para o seu nível de condicionamento físico
- Ele pode, ainda, te auxiliar com controle de peso e aconselhamento nutricional
2) Os clínicos gerais são especialistas no gerenciamento de reclamações comuns
Quando uma criança está com o vírus da gripe, ou você sente que está pegando outra infecção da bexiga, seu médico de família é o seu recurso médico para obter a medicação apropriada. Se seu filho precisa de imunizações para a escola ou acampamento, ou você tem dúvidas sobre a taxa de crescimento físico de seu filho, seu médico de família é sua primeira parada.
3) Os Clínicos Gerais diagnosticam condições emergentes
Como eles fornecem tratamento para você e sua família por longos períodos, os chamados “médicos de família” conhecem muito bem seu histórico médico. Eles sabem o que é “normal” para você e geralmente são as primeiras pessoas em quem você confia quando sente sintomas novos ou incomuns. A familiaridade do seu médico de família com seus registros médicos o ajuda a reconhecer rapidamente uma mudança significativa que pode indicar uma condição séria ou oculta.
O Clínico Geral costuma ser o primeiro a rastrear sinais precoces de doenças graves, como câncer, e costumam ser os primeiros a detectar doenças emergentes. Eles solicitam, realizam e interpretam testes para diagnosticar as condições, explicam os resultados para você e, então, monitoram seu progresso e reavaliam seu tratamento quando necessário.
4) Clínicos gerais lidam com doenças crônicas
Acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, asma, diabetes e câncer são algumas das condições crônicas e degenerativas mais comuns tratadas por um clínico geral. Eles fornecem atendimento contínuo e personalizado durante alguns dos momentos mais desafiadores de sua vida, continuando a usar testes de diagnóstico para avaliar seu progresso e determinar a próxima melhor etapa em seu plano de tratamento individualizado.
Os médicos de família supervisionam enfermeiras, assistentes médicos e assistentes médicos. Eles coordenam em seu nome os terapeutas ocupacionais e de reabilitação, profissionais de saúde mental, farmacêuticos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.
Eles o encaminham para um especialista se sua condição se agravar, mantendo-se envolvido e informado, atuando como seu médico nos cuidados primários. Isso poupa você do estresse de ter que resolver tudo sozinho.
Para mais informações, agende uma consulta!